Criar um Site Grátis Fantástico
MENSAGEM Nº 23

TEMA: SUBMISSÃO AO ESPÍRITO SANTO

 

TEXTO: ROMANOS 8:12-16

 

Neste trecho da carta aos Romanos, Paulo delineia as implicações éticas no que diz respeito aos seus ensinos sobre o Espírito Santo, no sentido de que, nós cristãos, devemos nos submeter a esse poder que atua em nosso meio.

Esta é uma aplicação concreta do pensamento do apóstolo, expresso em Romanos 6, Gálatas 5 e Gálatas 6:8. Desde que o crente foi unido com Cristo, ele deve esforçar-se por viver de conformidade com essa união. Ele deve permitir a ação redentiva de Deus nele a todo tempo, sabendo que este trabalho não depende da sua própria habilidade de cooperar com Deus. Antes, se o crente confia e em Seu amor soberano, ele deve permanecer confiante no seu futuro, independentemente da sua ajuda pessoal.

Aqueles que se submetem à direção do Espírito em suas vidas, são filhos de Deus, do mesmo modo que Jesus, na ressurreição, “foi designado filho de Deus, com poder, segundo o Espírito de Santidade”. Por isso, aqueles que estão unidos com Cristo pela fé são apropriadamente chamados “filhos de Deus”. E o próprio Espírito comunica com o nosso espírito que somos Seus filhos.

Este conceito de filiação implica nas ideias de adoção, comunhão e de todas as promessas futuras, concernentes a este fato. Romanos 8:23 diz: “... nós que temos as primícias do Espírito... gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:38-39 afirma que nada pode separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. I João 3:2 traz esta promessa extraordinária: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é”.

A experiência da adoção que recebemos da parte de Deus é que nos leva a clamar: “Aba pai”, que significa: “Papai” ou melhor ainda: “Paizinho querido”. Esta nova condição cancela a escravidão do pecado e o medo da condenação que tínhamos, quando andávamos sem esperança e sem Deus no mundo.

Agora, a nossa esperança vai além desta vida porque “Se habita em nós o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os nossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em nós habita”.

Toda honra, glória e louvor sejam dados a Deus Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.