MENSAGEM Nº 6

TEMA: CULTO DE ADORAÇÃO

 

Quase todas as igrejas têm na frente de seus templos uma placa na qual apresentam o horário dos seus trabalhos, incluindo um “Culto de Adoração”. Mas poucas pessoas sabem como se processa esta liturgia. Há uma ilustração que esclarece muito bem o procedimento num culto de adoração:

Antigamente, certas representações teatrais tinham um aspecto peculiar e interessante. Os atores encenavam no palco sob a orientação de um personagem que ditava as palavras do texto que eles deviam falar à plateia que assistia ao espetáculo. Este personagem chamava-se “ponto”. Ele ficava oculto abaixo do nível do assoalho do palco. Apenas a sua cabeça ficava para fora, mas era escondida por uma cúpula em forma da boca de um caracol. Assim, a sua voz era ouvida pelos atores, mas ele mesmo não precisava ser visto por eles.

Isto se compara com o culto de adoração da seguinte maneira:

Os atores no palco correspondem à igreja reunida, quando se congrega para adorar a Deus. O personagem invisível que dita aquilo que os atores, isto é, os adoradores, devem dizer e fazer diante da plateia, é o Espírito Santo. Na igreja, Ele é representado pelos pastores, os responsáveis por instruir os fiéis a respeito de como adorar a Deus, de conformidade com a Palavra inspirada. Finalmente, a plateia que observa o serviço de adoração é o próprio Deus: Pai e Filho. Eles aprovam ou reprovam cada ato praticado ali, seja dos pastores responsáveis pela adoração coletiva, seja de cada adorador individualmente, pelas suas atitudes, seus pensamentos e sua devoção.

Cabe aos pastores usar de todo o bom senso na maneira de conduzir a igreja no serviço de adoração, para agradar a Deus em culto racional, isto é, culto espiritual. Os membros devem estar de corpo e alma entregues a Deus neste sacrifício de adoração, com dignidade, conscientes do que estão fazendo.

Romanos 12:1 exorta: “Rogo-vos pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. I Pedro 2:5 diz: “vós sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. O objetivo da adoração é glorificar ao Deus que nos redimiu e nos adotou como filhos por meio de Jesus Cristo (Efésios 1:5-7).

Para alcançar esse objetivo, porém, devemos servi-lO, de modo a agradá-lO com reverência, santo temor e com a solenidade que Ele merece. Quando a igreja se reúne para o serviço de adoração, ela deve estar consciente de que se encontra na presença do Deus Redentor e Criador de todas as cousas.

“O Senhor está no seu santo templo. Cale-se diante dele toda a terra”.